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Enviada em: 28/10/2018

No século XX, ocorreu a Terceira Revolução Industrial, fenômeno responsável por implementar no cotidiano da população as tecnologias da informação, o que mudou os métodos de produção e acirrou a concorrência entre as empresas. Nesse contexto, os novos empreendimentos - os quais possuem as tecnologias informacionais como base de suporte e seus maiores representantes são empresas baseadas em aplicações para celular e computador -, estão forçando as empresas tradicionais a mudar as suas estratégias. Desse modo, esses novos modelos de negócio estão facilitando a vida das pessoas, assim, medidas que busquem impulsionar esse processo devem ser estabelecidas.    Em primeira análise, as tecnologias de informação foram responsáveis por impulsionar a concorrência entre as empresas. Segundo professores da faculdade de administração da Faculdade da Califórnia, a elevação da quantidade de informação disponível sobre os consumidores permitiu que empresas utilizassem esses dados para moldar os seus produtos/serviços às necessidades da população, o que fez aumentar a rapidez de inovação da indústria. Dessa forma, essa mudança na realidade da humanidade, permitiu que empresas recém fundadas pudessem competir de frente com empresas tradicionais que comandavam o mercado, o que aumentou a competitividade entre as novas companhias ante as tradicionais.   Outrossim, o aumento da concorrência entre esses diferentes modelos de negócio tem como consequência a falência de empreendimentos tradicionais. Como grande exemplo, a revista Forbes atribuiu a falência da Blockbuster - locadora de filmes -, devido ao surgimento do aplicativo Netflix - plataforma de filmes com catálogo digital - e a incapacidade da Blockbuster em se adaptar à nova realidade. Conclui-se, com esse exemplo, que esses aplicativos estão compreendendo melhor as necessidades dos consumidores, o que garante apoio popular a esses empreendimento e, como consequência, força as empresas padrões a remodelar os seus modelos de negócio para evitar uma possível falência.   Como se observa nos fatos supracitados, as empresas tecnológicas mudaram os mercados consumidores, o que força os negócios convencionais a se adaptarem a essa realidade. Diante disso, os governos devem estimular os jovens a desenvolverem startups, por meio de aumentar o investimento em instituições de ensino voltadas à programação e engenharia, além de prover bolsas  financeiras para alunos que desenvolvam ideias de negócios digitais. Busca-se, que essas medidas aumentem o número de pessoas capazes de fundar empresas de tecnologia. Somente assim, o mundo continuará se beneficiando da elevação da concorrência que as empresas de tecnologia e seus aplicativos permitiram.