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Enviada em: 12/04/2019

A pirataria é definida como a prática de se reproduzir, distribuir, ou até mesmo vender produtos sem autorização dos proprietários de um certo produto ou marca. Apesar do fato de ser ilegal, ela é uma prática muito comum, um de seus motivos sendo o fato de seus produtos terem um custo muito mais baixo do que o original. Na internet, em especial, a pirataria é  cada vez mais popular, não apenas pelo seu baixo custo, mas também por causa de seu fácil acesso.          Considerada pela Interpol como o crime do século, a pirataria move cerca de US$ 566 bilhões em todo o mundo segundo dados da polícia internacional. No Brasil, apenas no DF em 2008 a Abes divulgou que R$ 121 milhões de prejuízo foram causados ao setor de softwares devido à esse crime. Como resultado, o consumo ilegal além de alimentar o crime organizado e trazer danos à econômia, também têm consequências sociais.           O crescente volume da pirataria moderna, de forma similar, contribui  com desemprego, colocando 100 mil empregos em risco no mercado de televisão por assinatura de acordo com a estimativa da ABTA. Além disso, ela também prejudica a concorrência leal, trazendo grandes despesas para as empresas originais dos produtos.           No Brasil ainda não existe uma política consistente de enfrentamento a pirataria, a qual sua criação é responsabilidade do Ministério da Justiça e Cidadania. Portanto, é necessário que campanhas contra esse ato sejam criadas e que mais informações sobre os seus prejuízos sejam disponibilizadas, por exemplo, pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria (FNCP).