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Enviada em: 18/05/2019

No panorama atual, pirataria vem ganhando cada vez mais espaço no comércio ilegal do Brasil. Cerca de uma a cada três pessoas consome esse tipo de conteúdo segundo a Fecomércio do RJ. Importante salientar as consequências dessa prática tanto de produção como do consumidor, que pode causar desemprego de serviços legais e a configuração de um crime previsto com código penal.        Nesse contexto, é possível visualizar que houve índices de drástica diminuição de empregos ligados a esse ramo. Quem pirateia geralmente não tem uma conscientização do problema, o que configura uma visão social, que é uma atividade simples e sem dano algum, caracterizando um ciclo de consumo cada vez maior.        Além disso, no Brasil isso se tornou uma prática comum que nem é visto como crime e sim como algo normal pelo a sociedade, se tornou algo cultural, que o próprio usuário excluir a necessidade de consumir de forma legal o conteúdo desejado. Se tem a ideia de que não é necessário pagar um valor maior se posso consumir o mesmo conteúdo por um valor menor.        Em virtudes dos fatos mencionados, pessoas que trabalham com o desenvolvimento de entretenimento estão perdendo o emprego, consumidores não tem uma visão que isso é um crime. Deve-se então tomar medidas governamentais tais como campanhas que permita as pessoas ver tamanhos danos causados. O ministério da cultura em apoio com empresas privadas ligadas ao entreterimento  devem lançar campanhas das consequências de consumos de piratas, com essa simples medidas já ocorrera diminuição do consumo desses conteúdos.