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Enviada em: 25/05/2019

Segundo dados do Instituto Mackenzie, de São Paulo-SP, por conta da pirataria 84 bilhões de reais em impostos deixam de ser arrecadados no Brasil. Devido a isso muitas pessoas são privadas de usufruir de benefícios sociais que seriam oriundos dos impostos.  Nesse sentido, faz-se relevante a análise de dois fatores que contribuem para esse problema: a aceitação social do comércio de produtos falsificados e a dificuldade enfrentada por uma camada mais fragilizada da população em adquirir podutos originais.   De acordo com o conceito de banalidade do mal trazido pela sóciologa Hannah arendt, quando algo errado acontece constantemente as pessoas passam a vê-lo como normal. Nessa lógica, as práticas de pirataria iludem os consumidores que não percebem seus efeitos nocivos para a sociedade e as perdas coletivas que ocorrem devido a essas atividades e encaram isso como algo banal. Assim, a população acaba sendo prejudicada, pois apesar dos produtos falsificados custarem menos os prejuízos advindos dessas práticas afetam diretamente a sociedade.   Ademais, as pessoas com menos poder aquisitivo enfrentam dificuldades para adquirir produtos originais. Como afirma Confúcio "A cultura está acima da diferença da condição social". Ou seja, todos tem suas necessidades culturais como livros e músicas, mas muitas vezes isso está disponível apenas para aqueles com mais condições sociais devido ao seus altos custos. Sendo assim, parte da população vê na pirataria a única opção para obter esses produtos.    Dado o exposto, faz-se necessário que organizações antipiratarias promovam campanhas  em mídias sociais, buscando apresentar para a população as perdas sociais geradas pela pirataria. Além disso, o Ministério da Cultura deve facilitar o acesso a produtos de caratér culturais, por meio de parcerias com grandes empresas que também sofrem com as consequências dessas atividades ilegais. Medidas essas, que se tomadas no presente podem, no futuro, amenizar os prejuízos da pirataria para a popolução e fabricantes de produtos originais.