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Enviada em: 12/06/2018

As dificuldades das crianças com distúrbios de aprendizagem de se inserirem na escola são uma realidade. Nesse sentido, a falta de informação e o diagnóstico tardio são fatores decisivos para a exacerbação do problema. Nesse contexto, faz-se necessário capacitar os profissionais e fornecer recursos para garantir o direito de educação dessas crianças.       A lei brasileira nos seus artigos 5 e 8 trata de identificar e instruir o processo de aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais. Entretanto, apesar da existência das normas, as mesmas não são aplicadas com eficiência pelos profissionais que atuam na área.    As dificuldades enfrentadas pelas crianças devem-se à falta de informação dos pais e educadores, que não conseguem diagnosticar precocemente a presença do distúrbio de aprendizagem. A maior parte das pessoas taxam esses indivíduos de desinteressados ou desatenciosos.       Associada à falta de informação, a ciência passou a dar relevância ao tema apenas a partir dos anos 1980, e até os dias de hoje, não padronizou nenhum teste para o diagnóstico efetivo do distúrbio de aprendizagem.      Portanto, apesar das garantias impostas pela lei, ainda coexistem fatores que dificultam o diagnóstico e tratamento das crianças com distúrbio de aprendizagem. Sugere-se a criação e implementação de unidades de apoio pedagógico, com psicólogos e educadores capacitados no encaminhamento e tratamento dessas crianças de acordo com as suas necessidades individuais.