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Enviada em: 12/06/2018

Atualmente, um dos grandes desafios da gestão pública é a educação de crianças com distúrbios de aprendizagem. A falta de informação é uma grande barreira para a inserção de pessoas com necessidades especiais na escola. Diferente do que pensa o senso comum, a educação inclusiva é perfeitamente viável e benéfica para a sociedade. É imperativo percebê-la como natural e a presença da criança incluída como desejável para o desenvolvimento social dos demais alunos.       Essa barreira, porém, não é um fator intrínseco às crianças. Trata-se de um bloqueio cultural, na maioria das vezes presente no contexto de desenvolvimento das crianças. Muitos pais, por exemplo, não contam com informações ou demonstram empenho suficiente para oferecer os estímulos necessários. Não há tampouco uma capacitação universal de professores de todos os níveis para a educação inclusiva, o que resulta em uma questão de escassez de mão de obra qualificada.      Tais distúrbios de aprendizagem não podem ser confundidos com outras necessidades especiais, como é o caso da surdez ou da mobilidade reduzida, mesmo que seja possível apresentar essas características simultaneamente. De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), cerca de 70% da população possui algum distúrbio de leitura ou escrita. Considerando que a constatação precoce do distúrbio possibilita a adoção de estratégias apropriadas para lidar com a questão de forma individualizada, faz-se imprescindível o acompanhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem por profissionais, a fim de que se reúnam condições adequadas para seu pleno desenvolvimento.       Assim, o Ministério da Educação, em parceria com as secretarias de educação, deve inserir na formação básica de pedagogos e licenciados disciplinas relacionadas à formação de pessoas com distúrbios de aprendizagem. Nelas, os novos professores receberão instruções de como identificar, conduzir e apoiar os alunos que apresentarem tais condições, bem como orientar as famílias e as comunidades a lidar com as diferenças.