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Enviada em: 13/06/2018

Segundo a Constituição Cidadã de 1988, todo cidadão brasileiro tem direito ao ensino público de qualidade. Todavia, percebe-se que, tal serviço apresenta grandes falhas, quando destinado as crianças com deficit de aprendizagem. Diante disso, a falta de planejamento das escolas e a pouca informação e empenho dos pais, são grandes vetores dessa problemática.  Em uma primeira análise, pode-se tomar como primeiro ponto a ser ressaltado a falta de planejamento na grande maioria das escolas do País. Estas apresentam, em muitos casos, escassez de projetos internos para a facilitação da aprendizagem e auxilio dos estudantes e mecanismos de integração dessas crianças. Tal deficiência é ocasionada pela inexistência de projetos políticos brasileiros, tendo em vista que sem a devida atenção do estado, só aumentará as dificuldades para a entrada dessas pessoas. Isso demonstra a deficiência do ensino público, o qual desanima os pais e as crianças.  Em outro viés, uma pesquisa realizada na Escola Municipal Conselheiro  Lafaiete, demonstra que 33% das dificuldades estão ligadas à pouca informação e empenho dos pais. Nesse sentido, percebe-se, que o detrimento da preocupação dos pais em procurar escolas adequadas para seus filhos é um dos grandes pilares para essa panorama. Tendo em vista que apenas os pais ou responsáveis podem matricular essas crianças na escola, as mesmas ficam a merce da vontade dos criadores, correndo o risco de não serem alfabetizadas, oque proporcionará uma provável vida de grandes dificuldades financeiras e sociais.  Diante dos fatos expostos, medidas devem ser tomadas para a melhoria dessa problemática. Para isso o Ministério da Educação juntamente com as escolas devem criar normas para a facilitação e medidas de auxilio estudantil, como a contratação de professores auxiliares e a criação de vagas exclusivas para essas pessoas. Alem do mais, os pais devem tomar mais atitude a respeito da integração de seus filhos em escolas. Assim, a mudar essa triste ralidade educacional brasileira.