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Enviada em: 13/06/2018

A Constituição Federal de 1988 trouxe como direito fundamental o acesso à educação, e, este deve ser garantido com qualidade a todo e qualquer criança da sociedade brasileira. Entretanto, há aquelas que possuem necessidades especiais e que necessitam um acompanhamento pedagógico com qualidade a fim de que tenham um aprendizado conciso.       Dentro da realidade dos colégios, há crianças que possuem distúrbios de aprendizado, como os portadores de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou sem Hiperatividade (TDA). Estas muitas vezes não recebem respaldo da família ou da própria escola, principalmente pelo fato de que, por falta de conhecimento, agregam a dificuldade daquelas em aprender à falta de interesse ou até à preguiça, não tratando o problema de forma efetiva o que pode agravar ou trazer sérias consequências como a reprovação, abandono escolar, desmotivação ou até mesmo maiores dificuldades na vida adulta e profissional.     Neste diapasão o filósofo Sêneca aduz que: "A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida". Assim, a escola tem por dever abarcar todo e qualquer aluno. Ora, se a escola tem o papel de educar e ensinar, também possui a obrigação de ser sensível a aqueles, principalmente porque estes transtornos são maiores visualizados dentro do ambiente escolar na hora do aprendizado. O papel pedagógico na inserção destes alunos na realidade escolar é fundamental para que o problema seja observado, e, em conjunto, adotar medidas metodológicas eficazes na tutela do direito fundamental à educação. Insta salientar que, entender sobre os transtornos  é fundamental para compreender suas implicações no dia a dia do aluno e o que se pode exigir e esperar dele.       Portanto, é necessário que a família observe o desenvolver e resposta pedagógica da criança, e, caso haja algum distúrbio que busque ajuda com médicos especializados como psiquiatras e neurologistas. Não obstante, a escola deve se instruir e aplicar metodologias como, por exemplo, atividades lúdicas e motivacionais na educação da criança com transtorno.