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Enviada em: 15/06/2018

"A educação do homem começa no momento de seu nascimento". Essa célebre frase de Jean-Jacques Rosseau, remete ao fato de que o processo de aprendizagem começa desde a concepção do bebê, e é a partir desse período que a criança começa a desenvolver-se. Entretanto, algumas crianças com distúrbios de aprendizagem causados por fatores de origem genética, têm certas dificuldades para absorver conhecimento. Um dos principais exemplos disso são as pessoas com TDAH, nesse caso o individuo não consegue ter um ritmo e rendimento escolar alto, o que interfere em sua inserção na escola.        No caso do TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) vai ocorrer uma disfunção no córtex frontal, no sistema nervoso central, o que vai causar problemas como: desatenção, inquietude, falta de concentração e como consequência dificuldade de aprendizagem. Isso irá  dificultar a inserção desses na escola, ocorrendo assim um processo de evasão ou repetência.    Apesar de não existirem escolas especializadas para crianças com TDAH, países como a França a fim de diminuir essa problemática e inserirem esses alunos na comunidade escolar, custem 85% do tratamento, sendo esse holístico, não só através de medicamentos. Já no Brasil, não temos esse preparo do sistema de saúde público, com tratamento sendo feito só a base de remédios, com preços elevados. O que não causa tantos efeitos, sendo que já foi comprovado que a terapia comportamental cognitiva é a mais eficaz. Por causa disso, pais tendem a ter que custear acompanhamento privado, o que não é acessível para todos.      Portanto, para que esse problema de inserção das criança com TDAH na escola seja superado, é mister que o governo ofereça vouchers (título monetário) para as famílias de baixa renda, assim possibilitando com que essas consigam pagar um acompanhamento médico especializado e custear medicamentos caros. Dessa forma, diminuindo os efeitos desse distúrbio e impedindo suas consequências no sistema de ensino.