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Enviada em: 18/06/2018

Os distúrbios de aprendizagem dificultam o desenvolvimento escolar, porquanto limita o acompanhamento metodológico comum nas redes de ensino brasileiras, sendo papel do Estado promover a educação de acordo com as limitações apresentadas pelo indivíduo. Apesar de haver estudos recentes voltados a dificuldades de crianças em assimilar os conteúdos escolares, ainda há outros obstáculos a serem superados: o difícil diagnóstico e a falta de informação.      Diante disso, percebe-se cada vez mais a necessidade de atenção à esse assunto que afeta não só o cotidiano de milhares de brasileiros como também setores importantes da sociedade - econômico e social, mediante a falha que há no sistema educacional e à precariedade formacional dos professores - que exigem maior investimento do Estado, em vista do constante aumento do número de crianças diagnosticadas com algum transtorno ou distúrbio. Na maioria das vezes, esses problemas neurológicos, são confundidos e tratados como falta de interesse ou de atenção, atribuindo os mesmos recursos avaliativos aplicados à crianças sem algum problema de aprendizado, acabando por prejudicar, desta forma, a inclusão na escola. Além disso, a falta de atenção, acompanhamento e informação dos pais são os principais obstáculos para a resolução desses problemas, visto que existem desde o nascimento, porém é mais evidenciado no período escolar.   Ademais, o diagnóstico, se precoce pode oferecer uma vida saudável e regular, com o acompanhamento de especialistas, em virtude de essas crianças possuírem inteligência considerada normal. No entanto, em um país como o Brasil - onde há precariedade no sistema público de saúde e onde a maioria da população possui baixas condições financeiras - é difícil contornar essa atual situação. Ademais, o número de profissionais capacitados em educação especial é extremamente baixo, além de ser uma área de pouco incentivo social e governamental. Há ainda, questões psicológicas, diante da inferioridade com que são tratadas crianças com dificuldades de aprendizado, ocasionando em total desestimulo de frequentar uma instituição, além do sofrimento por "bullying" e, consequentemente, exclusão social e escolar.    Com o objetivo de incentivar a inclusão na escola de crianças com alguma dificuldade de aprendizagem é necessário maior investimento por parte do Estado na capacitação de professores para ficarem atentos a primeiros sintomas e assim encaminhar aos familiares. Ademais, é importante haver nas instituições de ensino um setor pedagógico para desenvolver metodologias de ensino e avaliação apropriadas, assim como recursos didáticos para ter eficiência na educação da criança com distúrbio. Além disso é necessário que os pais tenham uma boa interação com a escola e com o filho.