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Enviada em: 18/06/2018

Foi no fim do século XIX que os estudos sobre distúrbios mentais ganharam mais atenção, principalmente com a criação da psicanálise por Freud. Porém, ao que diz respeito sobre distúrbio de aprendizagem ainda demorou algumas décadas para ser analisado a fundo. A falta de informação gerou preconceito que consequentemente dificulta a inserção de crianças que possuem algum transtorno na rede escolar. Atrelado a esse fato as escolas, por sua vez, não possuem infraestrutura para receber tais alunos.   Ignorar a existência de algum distúrbio de aprendizado na criança agrava ainda mais a aceitação desse indivíduo tanto na escola quanto na sociedade. Infelizmente, o preconceito origina-se na própria família que por não aceitar tal condição não procura informações a respeito. Que ainda é escasso. São poucos os profissionais que diagnosticam e tratam essas disfunções e em sua maioria são da rede privada ou estão localizados nos grandes centros, dificultando o acesso à eles.   Além da dificuldade de um diagnóstico e da aceitação, as escolas também não possuem profissionais capacitados para lidar com essas crianças. O que resta são Instituições para crianças com problemas cognitivos e isso pode atrapalhar a alfabetização, já que distúrbio de aprendizado não afeta essa área. Outro problema ainda mais grave é quando os pais, por falta de recursos, desistem da educação de seus filhos.   Fica claro, portanto, que a grande dificuldade das crianças com distúrbio de aprendizagem se inserirem na escola é a falta de informação tanto da sociedade quanto dos profissionais da saúde. Para resolver tal situação em primeiro lugar o Ministério da Educação deve oferecer cursos capacitantes para professores e funcionários das escolas da rede pública. Onde ensinará  como lidar com esses alunos e como acompanhá-los durante sua vida escolar, com o objetivo de prepará-los para a vida em sociedade. Outra medida importante é a conscientização dos pais, através de palestras nas escolas, em que professores e especialistas em tais transtornos conscientizem e orientem os pais como agir com seus filhos que possuem alguma dificuldade, com isso acabando com o preconceito.