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Enviada em: 21/06/2018

Segundo o filósofo Kant, no problema da educação se baseia o aperfeiçoamento da humanidade. Paralelamente a isso, o artigo 6º da Constituição ratifica que a educação é um direito para todos. Atualmente no Brasil, vive-se um dilema da educação nacional caracterizado pela falta de preparação das escolas para lidar com crianças que possuem distúrbios de aprendizagem. Portanto, é necessário que haja uma melhor capacitação educacional com profissionais especializados para essas crianças, estabelecendo uma igualdade entre os alunos, e um empenho governamental para garantia de educação qualificada.  Alguns distúrbios são de nascença, mas são só notados quando as crianças começam a vida estudantil. A maior parte das escolas não possuem um atendimento específico para crianças com distúrbios. A escritora Helen Keller afirmou que o resultado mais elevado da educação é a tolerância, sendo assim, a falta de informação das escolas sobre distúrbios acarreta intolerância com as diferenças. Os colégios, públicos e particulares, na maioria das vezes, relevam a situação por não entenderem a sua dimensão e não tomam as medidas necessárias para solucioná-la, o que afeta o rendimento dos alunos. Quando os distúrbios são percebidos, o quanto antes, pelos profissionais podem ser tratados contribuindo para uma vida acadêmica e social melhor.   As crianças por apresentarem problema de aprendizagem, muitas vezes, apresentam sintomas como dificuldades de interação social com colegas, professores, familiares; tristeza e depressão contínuas; e muitas vezes sofrem preconceitos por conta disso, sendo tratados de maneira indiferente. A ignorância em relevar essas anormalidades comportamentais, leva a piora do problema do distúrbio e automaticamente do estado de saúde da criança. Sua vida social também começa a ser comprometida pelas consequências do distúrbio sendo complicado permanecer em uma escola. Os alunos que não possuem nenhum tipo de problema devem ser educados a tratar com igualdade quem possui, pois  o bullying, que alguns sofrem pelos colegas por terem distúrbios, podem levá-los a não querer permanecer mais na mesma instituição, piorando o seus problemas de interação social.   Destarte, é necessário que haja intervenção governamental nas escolas públicas garantindo a contratação de profissionais qualificados a reconhecerem algum tipo de distúrbio para garantir a educação de qualidade a esses alunos ratificada pela constituição. As escolas particulares da mesma forma precisam estar capacitadas para matricularem alunos com esse problema. Ambas devem promover orientações a todos os alunos sobre tratamento de igualdade independente da situação do próximo, para que assim essas crianças sintam-se bem inseridas no ambiente escolar. Aperfeiçoando a educação a nossa sociedade será melhor.