Materiais:
Enviada em: 28/06/2018

O artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente proclamado em 1990 prevê "toda a criança e adolescente, tem direito a educação,visando seu pleno desenvolvimento, devendo o estado garantir a igualdade de condições para o acesso e a permanência da escola de todos.Análogo a isso, hoje a sociedade convive com vários casos em que crianças com distúrbios de aprendizagem não tem esse direito garantido.Neste contexto, é necessário salientar as dificuldades das crianças com distúrbio de aprendizagem de se inserirem na escola,já que, ora falta a aceitação e informação aos pais, ora também falta a capacitação dos professores.   Em primeiro plano, cabe destacar que uma dificuldade para as crianças com distúrbios de aprendizagem a se inserirem no ambiente escolar é a falta de aceitação dos pais. Um exemplo, é percebido quando os pais não aceitam as orientações da escola, não querem que seu filho tenha uma orientação maior, acompanhamento especial, pois consideram que seus filhos não tem nada e a falta de capacidade é do professor.Além disso, a pesquisa realizada na Escola Municipal Conselheiro Lafaiete afirma que a maior porcentagem ou no caso 33% das dificuldades para se ensinar menores com distúrbios de aprendizagem tem haver com a não aceitação dos pais. Dessa maneira,a criança não consegue ter um convívio adequado no ambiente escolar e seu desenvolvimento é muito baixo.   Outro fator, que também contribui para ser uma dificuldade na inserção de crianças com distúrbios de aprendizagem em ambientes escolares é a falta de capacitação dos professores. Observa-se este fato ao analisarmos a formação na graduação desses profissionais da educação,aonde em todo o período de estudo para se formar, em nenhum momento existe uma disciplina ou projetos que ensinem a trabalhar com alunos especiais.Dessa forma, professores não sabem qual o melhor método e nem como educar crianças com distúrbios, por consequência o desenvolvimento do menor é limitado.  Frente a essa realidade, é evidente que medidas devem ser tomadas ,urgentemente, para garantir a plena inserção das crianças com distúrbios de aprendizagem nas escolas. Primeiramente, as escolas junto ao Ministério da Educação devem realizar palestras com profissionais especializados, para demonstrarem o que é distúrbio e quais os benefícios de começar a tratar-lós o quanto antes, com o intuito de garantir a aceitação dos pais e quebrar a maior barreira para o êxito da inserção da menor ao ambiente escolar.Outrossim, o Ministério da Educação deveria criar uma lei obrigatória para que na universidades brasileiras exista uma disciplina que trabalhe métodos bem como maneiras de se educar crianças com estes distúrbios de aprendizagem, para os professores no saberem como lidar em suas escolas quando tiverem casos de distúrbios em suas classes.