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Enviada em: 25/06/2018

O começo da vida escolar é um período de desafios para a criança, pois além de iniciar uma rotina que vise ao seu desenvolvimento pedagógico, também precisa passar por uma fase de adaptação seja com os colegas de turma ou com os professores.O aprendizado de um aluno não deve ser visto como algo pronto, genérico, pois cada criança tem o seu tempo de aprendizagem.Uns aprendem rapidamente, outros demoram um pouco mais e a partir disso surgem os problemas enfrentados pelas crianças para se inserirem no meio escolar.   Essa dificuldade para lidar com o que é ensinado no ambiente escolar pode ser confundida com algumas situações, a saber: explicação pouco didática do educador, algum ruído que atrapalhe o rendimento da criança ou dificuldade de absorver as informações.No entanto, a reposta pode ser uma só: distúrbio de aprendizagem, seja ela uma dislexia, déficit de atenção, entre outras.Onde o profissional especializado para diagnosticar problemas durante a vida acadêmica, no processo de aprendizagem do aluno é o psicopedagogo.   Ademais, o desafio dos pais é a questão da acessibilidade, pois o serviço público é bem deficitário nesse quesito do acesso dos estudantes à inclusão.As instituições particulares são aquelas que costumam oferecer mais variedades inclusivas as crianças.No entanto, a realidade é bem diferente, sobretudo quando a maioria dos pais não tem como arcar com mensalidades dessas escolas, restando o ensino público como única alternativa.Além disso, devido à deficiência da educação no Brasil, o processo de inclusão também fica prejudicada por conta do processo de inclusão ser iniciada tardiamente.Conseguir uma escola em que haja uma equipe multidisciplinar também é um desafio, pois não são muitas as que oferecem esses serviços.   Em virtude dos fatos mencionados acerca dos distúrbios de aprendizagem enfrentados pelas as crianças, torna-se claro que, iniciativas que visem ao conhecimento tendem a sensibilizar a sociedade civil e as autoridades no incremento à inclusão na educação pública.O caminho é bem longo até que se chegue de fato ao ideal, ao que pode fazer a diferença na vida dessas crianças.Cabe ao Ministério da Educação disponibilizar a capacitação aos professores pra que aprimorem a aproximação com esses alunos e que possam oferecer uma educação efetivamente inclusiva.