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Enviada em: 03/07/2018

O documentário sobre Albert Einstein, trata aspectos de sua vida acadêmica pouco difundidos : por ser muito inteligente compreendia as matérias rapidamente, por isso logo se distraia. Assim, não era considerado um bom aluno e sua dificuldade de atenção vista como falta de interesse, devido, a ausência de informação sobre o assunto no século XIX. Ocorrido que podemos identificar em pleno século XXI, manifesto nas persistentes dificuldades das crianças com distúrbios de aprendizagem se inserirem na escola, grave problemática do ensino no Brasil.                                                                            Durante o processo educacional, muitos portadores e não portadores de distúrbios de aprendizagem apresentam dificuldades para acompanhar o conteúdo, graças ao modelo cartesiano de ensino, resquício da Ditadura Militar, no qual, os alunos ficam enfileirados com um único professor ou professora na frente escrevendo e falando por horas, atividade sacrificante para crianças, que conforme uma interpretação de Rousseau,deveriam na primeira infância ter seu aprendizado estimulado de forma livre e criativa, pois, não possuem ainda a capacidade de ficar muito tempo paradas e fixadas a um ponto específico, principalmente, os portadoras de déficit de atenção com ou sem hiperatividade.   Além disso, nesse os indivíduos recebem níveis de atenção desigual que decrescem das primeiras as últimas fileiras, ou seja, não recebem auxílio igualitário e muito menos com equidade, que seria, o atendimento a cada aluno conforme sua necessidade, considerando suas habilidades e dificuldades, para traçar o melhor plano de ensino individual e coletivo. Isso ocorre, pois, há pouco investimento e superlotação nas salas de aula, portanto, impossibilitando aos professores essa desenvoltura.                     Do mesmo modo, como as pesquisas científicas só ganharam relevância nos anos seguintes a 1980, pouco se sabe sobre os distúrbios, segundo a psicopedagoga clínica, Tânia Maria de Campos Freitas, "...costuma ser o principal obstáculo para o tratamento...".Já que, sem esses conhecimentos, o diagnostico demora, piorando toda vida acadêmica do educando.   Para finalizar, o sistema educacional atrelado a falta de direcionamento ocasionado pela pouca informação das recentes pesquisas, são as principais dificuldades encontradas para a inclusão e desenvolvimento desses indivíduos na escola. A fim de proporcionalizar aulas mais interativas, de modo que, os portadores consigam prender sua atenção por mais tempo, recebam ajuda e incentivo dos pais e futuros tratamentos: o Ministério da Educação deve fazer investimentos em pesquisas nas universidades a longo prazo, enquanto, ocorrerá a adequação dos profissionais de ensino para o diagnóstico de dificuldades e nos meios de comunicação mais informações sobre o tema para que os pais saibam como proceder para ajudar seus filhos.