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Enviada em: 01/07/2018

Segundo Karl Marx , a sociedade se estrutura de acordo com os interesses da classe economicamente dominante. Fazendo uma analogia com o ambiente escolar, é possível entender as dificuldades das crianças com distúrbio de aprendizagem de se inserirem na escola, não por sua estrutura ser de acordo com interesses econômicos, mas sim de acordo com a maioria dos alunos, ignorando os problemas da minoria. Diante desse sistema educacional, essas crianças com distúrbio de aprendizagem acabam sendo mal interpretadas pelos pais e professores, os quais as consideram desatenciosas e desinteressadas com os estudos. Consequentemente, elas sofrem posteriormente, quando chegam na fase das universidades e mercado de trabalho.      É indubitável, de fato, que o setor educacional não é uma prioridade de investimento para o governo brasileiro. Infelizmente, a maioria das escolas ainda não são preparadas para lidar com todos os problemas apresentados pelos alunos. Geralmente, elas são estruturadas para atender as necessidades da maioria. Logo, problemas como distúrbios de aprendizagem em crianças acabam passando despercebidos. A maioria das crianças que possuem esse tipo de distúrbio, demonstram um comportamento diferente desde os primeiros anos escolares, mas ao invés de haver uma conversa entre os pais e professores, buscando a ajuda de um especialista, eles acabam classificando essas crianças como desinteressadas e desatenciosas com os estudos. Isso ocorre devido à falta de informação e capacitação de professores.     Ademais, a "proteção" que muitas escolas têm com seus alunos de os passarem de série sem atingir as notas necessárias, acaba fazendo com que essas crianças com distúrbio de aprendizagem se formem sem ter obtido os conhecimentos necessários. Consequentemente, elas sofrerão com as dificuldades de ingressarem em uma universidade ou no mercado de trabalho, já que o distúrbio não foi controlado desde os primeiros anos escolares.     Diante do exposto, cabe ao governo criar medidas imediatas, como a criação de um projeto de lei que obrigue todas as escolas a terem especialistas no assunto, para que possam conversar com cada criança e diagnosticar precocemente o distúrbio de aprendizagem. Caso seja confirmada a presença desse distúrbio na criança, a escola deve entrar em contato com seus pais e informá-los sobre o problema, para que ela não sofra com as consequências futuras. Concomitantemente, devem ser criados e disponibilizados pelo governo, cursos gratuitos de capacitação em distúrbios de aprendizagem para professores, de modo que a escola passe a ser estruturada de acordo com o interesse de todos, e não da maioria.