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Enviada em: 01/07/2018

Conforme o Artigo 5º da constituição brasileira, as escolas de rede regular de ensino deveriam flexibilizar-se para atender devidamente os alunos com necessidades especiais, entretanto, verifica-se que isso não ocorre na realidade. Hodiernamente, alunos com dificuldade de aprendizado têm grande dificuldade de se inserirem na escola, e tal dificuldade é caracterizada pela ausência dos devidos auxílios do governo. Diante desse cenário, três aspectos são preponderantes: o social, o dos investimentos e o dos direitos.     Nesse viés, percebe-se que a incompreensão popular sobre os distúrbios de aprendizado acaba-se tornando um agravante da situação de quem o possui. Isso faz com que essas pessoas sejam rotuladas de desatentas ou desinteressadas. Embora essa visão seja muito difundida, ela mostra-se falsa, pois, como explica a psicopedagoga Tânia Freitas, cerca de 70% da população brasileira possui alguma deficiência de aprendizado.   Ademais, a falta de investimentos em educação por parte do governo indubitavelmente constitui mais um obstáculo para essa luta. É comum as escolas sofrerem várias necessidades decorrentes da baixa renda, o que dificulta o atendimento especial. Tal cenário remonta uma charge de Miguel Paiva, na qual a constituição brasileira é vista como um livro de fantasias.   Outrossim, se já existe uma lei que trate a questão, basta que ela seja cumprida. Se a lei não for cumprida, todos tornam-se vulneráveis a sofrer com esse mal. Isso pode ser explicado segundo o filósofo Montesquieu, que disse: "A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos."    Portanto, com o intuito de solucionar a questão supracitada, evidencia-se a necessidade de investimentos efetivos por parte do Governo Federal. Tais investimentos devem ser direcionados às escolas, para que obtenham os recursos necessários à educação, bem como a campanhas de conscientização a nível nacional, que deverão utilizar cartazes, panfletos e veículos da grande mídia de uma forma tal que mude o preconceito das pessoas sobre esse tema.