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Enviada em: 03/07/2018

Não se pode refutar que as dificuldades da inserção de crianças com distúrbio de aprendizagem na escola é de grande evidência na sociedade atual, porque de acordo com  psicopedagoga Tânia Maria de Campos Freitas, apenas 30% da população não apresenta qualquer distúrbio nessa área. Desse modo, deve-se discutir sobre as barreiras dessas crianças serem inseridas no ambiente escolar, para que medidas sejam tomadas.    Em primeira instância, conforme Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo, sendo nesse mundo incluído os quadros de distúrbios de aprendizagem. Diante disso, pode-se perceber uma das vias para a dificuldade da inserção dessas crianças na escola, que é a falta de preparo dos professores e da escola em identificarem dentro da sala de aula um quadro de distúrbio, no qual muitas vezes é interpretado como falta de interesse e descaso intencional do próprio aluno.    Ademais, seguindo também a linha do pensamento de Nelson Mandela, outra importante dificuldade para a inserir as crianças com distúrbio de aprendizagem na escola é a falta do acompanhamento de um especialista. Fato esse, provocado muitas vezes pela falta de informações sobre o quadro e empenho para tentar entendê-lo por parte dos pais, que após tomarem conhecimento desse, não buscam um tratamento adequado que otimizaria as possibilidades de revertê-lo.    Diante disso, percebe-se que a as barreiras da inserção de crianças com distúrbio de aprendizagem na escola são provocadas no próprio ambiente escolar e familiar. Desse modo, medidas eficazes devem ser aderidas, como o treinamento dos professores através de cursos gratuitos oferecidos pelo Governo Federal e adoção de matérias ligadas a identificação desses distúrbios nas grades curriculares das licenciaturas. Aliado a esse, o incentivo a busca de informações e profissionais especializados por parte dos pais dessas crianças com distúrbio, que acontecerá através de campanhas publicitárias do Ministério da saúde nas mídias, como internet e canais abertos de televisão.