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Enviada em: 04/07/2018

A Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 - assegura a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem estar-social. Entretanto,o precário serviço de educação pública e a exclusão social vivenciada pelas crianças com distúrbio de aprendizagem contribui para uma dificuldade de se inserirem na escola. Tal situação impede que uma parcela da população usufrua desse direito na prática.  Convém ressaltar, a princípio, que em muitas escolas públicas não há profissionais especializados para atenderem esses educandos com necessidades educacionais. E ainda, há falta de materiais, gestores que não fazem diagnósticos desse tipos de problema em alunos e escolas sem estruturas para que os professores deem uma boa aula.  Em consequência disso, educandos com necessidades educacionais especiais não conseguem se integrar com outros alunos. A dificuldade de aprender faz com que muitos desistam de estudar. O Estado não cumpre com sua função de garantir que tais cidadãos gozem de direitos imprescindíveis (como direito à apoio especializado) para a manutenção da igualdade entre membros da sociedade.   Portanto, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto que atenda esse tipo de crianças. Contratando profissionais especializados em educação especial, livros mais didáticos e salas adaptadas com novas tecnologias educacionais. E ainda, promover palestras, apresentações e trabalhos em grupos com alunos que abordem temas sociais como igualdade, inclusão conscientizando a todas as pessoas no ambiente escolar que ser diferente não é ruim. Dessa forma será possível reverter essa situação.