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Enviada em: 10/07/2018

Distúrbios de aprendizagem são problemas que afetam a capacidade da criança de receber, processar, analisar ou armazenar informações. Podendo gerar sérias dificuldades no ingresso dessa na escola. Nesse cenário, então, se fazem necessárias melhores discussões sobre a problemática, visto que essas crianças podem ter uma vida acadêmica tranquila.       Discalculia, déficit de atenção, dislexia e hiperatividade são alguns os distúrbios mais conhecidos que atingem crianças. São de origem genética neurobiológica. Além disso, de acordo com o site Época, em torno de 42% dos alunos têm alguma dificuldade de aprender e destes, 6% tem transtorno genético. No entanto, é essa diferença que se deve entender. As crianças com distúrbios vão aprender, só que de forma diferente e é por isso que precisam de ajuda para se adaptar àquele mundo que tentam entender.        Ademais, um fato interessante colocado pela psicopedagoga Sônia Moojen é que, atualmente, estudos têm mostrado habilidades frequentes em pessoas com dislexia como, por exemplo, raciocínio espacial e tridimensional; habilidade mecânica e percepção de analogias, metáforas e paradoxos. Ou seja, esses alunos, se acompanhados e ensinados de forma correta com calma e atenção, tem chances como qualquer outro de crescer academicamente.         Portanto, para que essas crianças não passem por grandes dificuldades na hora de se inserirem na escola, antes de tudo os pais devem ficar atentos desde os primeiros sinais de alfabetização aos 4 anos, acompanhando e percebendo alguma dificuldade precisam procurar auxílio clinico como o de psicopedagogos. Além disso, as esferas governamentais necessitam investir nas escolas e em cursos para os profissionais da área e dispor de professores treinados para identificar e ajudar alunos. Ademais, incentivo ao esporte, musica, leitura e teatro podem ser de grande ajuda para essas crianças na hora de aprender.