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Enviada em: 10/07/2018

É perceptível que, a problemática das crianças com distúrbios de aprendizagem é um fato atual. De acordo com a definição estabelecida em 1981 pelo Comitê Nacional de Dificuldades de Aprendizagem -CNDA-, distúrbios de aprendizagem é um termo que se refere a um grupo na qual se manifestam dificuldades como na audição, leitura, fala, entre outros. No Brasil, verifica-se que esse problema é muito comum, pois, a maioria das escolas não contam com meios para auxiliar tais crianças, seja pela pouca infraestrutura, seja pela falta de profissionais na área.      É indubitável que a pouca infraestrutura das escolas no Brasil estejam entre as causas do problema. Segundo o senso escolar de 2014, apenas 4,4% das escolas de Educação Básica no Brasil possuem todos os itens de infraestrutura listados pelo Plano Nacional de Educação -PNE-, o que consequentemente acaba afetando essas crianças, aja visto que o ensino básico esta diretamente ligado a elas no início da vida escolar.      Outrossim, destaca-se a falta de professores capacitados que possam entender e ajudar essas crianças no processo de inclusão dentre as demais. Seguindo essa linha de pensamento, é importante enfatizar que, a ajuda dos pais é de extrema importância, pois, tendo em vista que os pais passam mais tempo com os seus filhos do que os professores, muitas vezes estes conseguem detectar algum tipo de comportamento anormal, na qual geralmente não conseguem lidar com o mesmo.       É evidente, portanto, que ainda há grandes entraves para se resolver a questão. Desse modo, o Ministério da Educação -esse em parceria com escolas públicas e privadas, além de institutos como o Criança é Vida- devem promover uma especialização para professores que atuam nessa área, o que pode ser concretizado por meio da criação de cursos preparatórios, que visam a capacitação do professor em identificar uma criança com problema e ajuda-la a se incluir dentre as demais, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.