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Enviada em: 13/08/2018

Durante o filme "Procurando Dory", a protagonista homônima, que sofre de amnésia retrógrada - problema em aprender novas informações - apesar de encontrar dificuldades em estabelecer diálogos, orientação espacial e perda de memórias a curto prazo, supera esses obstáculos durante sua trajetória, através de seu otimismo e do suporte recebido de seus amigos. Do mesmo modo, aqueles que sofrem limitações na vida real, necessitam do suporte familiar, aliado à assistência educacional, elementos primordiais para incluir as crianças com dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar.  Seria ingênuo acreditar, que os infantes com necessidades educacionais especiais, não se deparam com indagações em relação a sua inteligência. Dito fora, pelo filósofo e pedagogo Paulo Freire ''não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes'', ou seja, tanto as crianças com distúrbios de aprendizagem, quantos as que não possuem distúrbios, possuem o mesmo potencial e inteligência. Entretanto, crianças que possuem essa disfunção, muitas vezes nem sabem que à possuem, fator que contribui para o atraso no aprendizado, visto que, o diagnóstico muitas vezes é tardio. Consoante a isso, muitos pais não percebem a desorientação de seus filhos, acreditando ser desinteresse ou mesmo desleixo com os estudos, delongando à procura por auxílio, como médicos e psicopedagogos.  Ademais, muitos professores não estão capacitados a prestar a devida assessoria a esses alunos, muitos (assim como ocorre com os pais) não percebem quando encontram alunos com esses problemas e não possuem a didática adequada para lidar com eles. Com o fim, de relatar os obstáculos encontrados por quem sofre um desses distúrbios: a  dislexia, o filme "Como estrelas na Terra: toda criança é especial", conta a história de um menino disléxico, que não é compreendido pelos professores e pais, após ser transferido para um internato encontra um professor, que percebe que ele era especial e desenvolve metodologias para desenvolver e valorizar suas habilidades. Ou seja, a participação do educador é essencial para o desempenho desses estudantes, alguns precisam de atendimento individual e outros de simples adaptações curriculares, é imprescindível que o educador utilize seus conhecimentos para incentivar e mostrar a criança métodos para lidar e superar suas diferenças.   Somando-se aos aspectos supracitados, é imperioso a adoção de medidas para atenuar o problema. Inicialmente o Ministério da Educação, poderá distribuir cartilhas aos pais, que ajudem a identificar se seus filhos possuem alguma dificuldade de aprendizagem e se ela é ocasionada por algum distúrbio, o que antecipará o diagnóstico desses transtornos e evidenciará seu papel na educação. Ademais, o Estado deverá contratar profissionais qualificados que desenvolvam programas de educação especializados, que valorizem as aptidões dos alunos, para que eles possam ter sucesso na escola.