Materiais:
Enviada em: 15/08/2018

Falta de atenção ou distúrbio de aprendizagem?       Nem sempre que as crianças não prestam atenção na aula e ficam divagando é falta de interesse, pode ser distúrbios de aprendizagem. Esses distúrbios são problemas que afetam a capacidade de compreensão das crianças em relação ao que é exposto, seja a escrita, os cálculos ou outra área do conhecimento. Os distúrbios mais presentes nas escolas são dislexia e discalculia.        A dislexia é a dificuldade que a criança tem em assimilar a parte escrita com a parte falada, mesmo tendo todos os recursos, como inteligência, motivação e acesso. A utilização dos símbolos e os fonemas são pontos destacados nesse distúrbio. A dificuldade com a leitura também pode prejudicar o aluno em outras matérias, pelo fato de ser necessário essa competência de leitura.        Os distúrbios também atingem área matemática com a discalculia, sendo a dificuldade que as crianças têm com simples operações matemáticas e o uso das formas geométricas. Mais uma vez, o problema não tem relação com a inteligência ou motivação do aluno. A dificuldade fica mais explicita quando se pede para o estudante escrever por extenso o número, como por exemplo, nove. Nesse caso ele tem que relacionar o símbolo com o nome, usando duas formas de conhecimento distintas e caso houver algum problema como a dislexia ou a hiperatividade, essa dificuldade ficará maior.       Para o tratamento de crianças com esses ou outros distúrbios é essencial o diagnóstico precoce com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar: pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, por exemplo. A motivação da família também é essencial, complementando todo o trabalho dos profissionais. Além disso, a escola deve prover de recursos visuais, que facilitam o aprendizado, juntamente com profissionais qualificados para lidar  com essas crianças especiais, acolhendo-as não somente nas aulas, mas no convívio social.