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Enviada em: 19/07/2018

A escola como espaço social de aprendizagem e conhecimento, visa no educando um saber sistematizado e autônomo, mas que em muitas situações não ocorrem para as crianças com distúrbios de aprendizagem.            Em primeiro lugar, é preciso destacar o projeto político pedagógico, no qual exerce papel crucial nas organizações de aprendizagem dos discentes. Estabelece o contexto social do grupo a ser atendido respeitadas as suas especifidades locais, juntamente com toda a equipe escolar envolvida nesse processo como: diretor, professores, especialistas, funcionários, pais e toda comunidade.               Além disso, é primordial o reconhecimento das representações e necessidade de cada aluno, o professor, que é gestor de todos os conteúdos, deve conhecer e respeitar a heterogeneidade de seu grupo, pode-se integrar a teoria a sua prática docente, bem como estruturar as competências de seus alunos.               Outro aspecto de suma importância, que merece ser destacado é o atendimento eficaz que potencialize os conhecimentos pré-existentes dos educandos, trabalhados de maneira integrada, ou seja desenvolver o educando através de seus conhecimentos prévios, pode-se ampliar os seus pensamentos e ideias para que possam compreender e sistematizar o cognitivo. As ações de um educador e com apoio de um especialista que viabilize as dificuldades de forma significativa, faz com que esse aluno consiga se apropriar e participar da vida escolar com mais intensidade e despertando-se para a autonomia.                Por conseguinte, com a participação de gestores e toda a equipe profissional e com parceria das famílias do discente, é possível inserir toda a criança em um âmbito escolar, contemplando as suas habilidades e transformando-as em competências. Isto faz com que o professor sendo polivalente e capaz de alcançar dimensões pessoais e interpessoais, prepara integralmente o educando para uma cidadania plena,eficiente e com responsabilidade.