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Enviada em: 23/07/2018

É sabido que infelizmente o ensino escolar público brasileiro é defasado. Isso além de rebaixar o aprendizado dos alunos "normais", dificulta alarmantemente a inserção ao ambiente escolar de crianças com transtornos de atenção. Desse modo, se faz necessário analisar as principais causas e possíveis consequências deste problema.       Segundo Lamarck, o ambiente determina o ser. Sob este ângulo, depreende-se que a falta de estrutura, realidade de grande parte das escolas públicas, como a superlotação de salas de aula, climatização do ambiente e até falta de assentos dignos, contribuem enormemente com o agravamento de distúrbios de aprendizagem e consequentemente má formação educacional.       Ademais, a baixa capacitação de professores acomete muito a inserção de crianças com déficit de atenção, pois estes precisam de atendimento especializado. No entanto, não cabe somente ao pedagogo a resolução deste imbróglio, pois este é um problema social e consequentemente do Estado, que deve intervir com a implementação de  programas sociais mais sofisticados.       Além disso, a falta de informação e empenho dos pais é uma das principais causas da dificuldade de alfabetização deste grupo. Isso se evidencia pelo fato de que a detecção precoce destes transtornos reduziria consideravelmente o problema de inserção escolar, visto que, escola e professores se adaptariam e buscariam soluções imperiosas.       Segundo Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Desse modo, portanto, cabe a Receita Federal destinar uma parcela maior dos impostos arrecadados ao Ministério da Educação, para que este melhore o ensino e a longo prazo dê uma estrutura digna a todas as escolas, crie em parceria com o Ministério da Saúde um programa voltado a destinar Médicos e Pedagogos especializados para o acompanhamento das crianças e auxílio dos professores. Cabe também ás mídias sociais criarem campanhas de alerta a pais no que se refere a detecção precoce destes.