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Enviada em: 25/07/2018

O filme indiano Como Estrelas na Terra, conta a história de Ishan, um menino de 9 anos, que não consegue obter sucesso acadêmico, reprovado e hostilizado por seus colegas. Até o dia em que um professor substituto percebe que o menino sofre de um distúrbio de aprendizagem, a dislexia. A história de Ishan é apenas um filme, todavia retrata muito bem a realidade de muitas crianças que sofrem distúrbios de aprendizagem, que por não serem diagnosticadas, têm seu futuro comprometido.       Os transtornos de aprendizagem são condições de origem genética ou ambiental, na qual certas habilidades de aprendizado são retardadas, ora na leitura, ora na matemática. Esses problemas podem ser caracterizados pela área de dificuldade que o individuo apresenta. De acordo com a DSM 5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) os transtornos podem ser: discalculia, déficit de atenção e hiperatividade.         Segundo a revista eletrônica "NeuroSaber", cerca de 40% das crianças sofrem de algum tipo de distúrbio na aprendizagem. Fato esse que revela a importância de um diagnóstico, seja por parte dos pais ou professores, que majoritariamente, não sabem o porquê da criança não ter um bom rendimento escolar, não prestar atenção em alguma ordem ou repreensão. Essas questões quando não são bem abordadas ou descobertas de maneira tardia, podem prejudicar o desenvolvimento intelectual, social e profissional quando tornar-se adulto.        É sabido que os problemas relacionados a aprendizagem são reforçados no período escolar, visto que a criança quando sofre algum distúrbio não consegue ir de acordo com a sua turma. No entanto, a falta de profissionais da educação que possam perceber o contexto em que a criança está inserida, torna o fato ainda mais complicado tanto para ela quanto para os pais e professores. Outrossim, a falta de compreensão é um fator determinante para o desenvolvimento do problema, uma vez que a criança se sente oprimida e ridicularizada, muitas vezes pelos próprios colegas e familiares.           É necessário, portanto, a intervenção do Governo Federal junto aos Ministérios da Saúde e da Educação, para que possam agir em conjunto no desenvolvimento de projetos de especialização dentro do ambiente escolar. Projeto esse que preparará professores para identificar problemas relacionados aos transtornos de aprendizagem junto a psicólogos e pedagogos. Deve-se, também, criar cartilhas para os pais, atividades extracurriculares abordando o tema de distúrbios de aprendizagem, a fim de minimizar o preconceito por parte dos colegas de classe. Dessarte, o problema da dislexia poderá ter um final feliz, assim como na história cinematográfica do menino  Ishan, em que outras crianças na vida real consigam vencer esse mal e ter um futuro que merecem.