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Enviada em: 02/08/2018

Dificuldade de inserção de crianças com distúrbios na escola    É inegável que a inclusão educacional de crianças com distúrbios de aprendizagem nas escolas apresentam diversas dificuldades.Habitualmente reflete-se, como as escolas agem com alunos e,pais, e de que maneira o ambiente escolar,como um todo, afeta o processo de aprendizagem e inclusão educacional da criança?E em poucas ocasiões se  se imagina como o diagnóstico do distúrbio pode afetar todo o tratamento e desenvolvimento escolar da criança.    Como já teorizado pelo pensador Vygotsky, o indivíduo é fortemente influenciado pelo meio em que está inserido,ou seja a aprendizagem da criança é fortemente prejudicada ao  dispor aula com professores despreparados,sofrer bullying de colegas,ter poucos amigos etc.Diante disso muitas vezes os distúrbios são confundidos com desinteresse e infantilidade da criança,assim a criança acaba sendo rejeitada injustamente pela escola, como é  o caso de uma mãe que teve a matrícula de seu seu filho rejeitada pela a escola:"Eles me restringiram na matrícula do meu filho, alegando um processo disciplinar que teve durante esse ano de 2012 todo. Por causa disso, eles me impuseram uma condição, restringindo a matrícula, a ascensão do meu filho na escola".  Convém a lembrar que os diagnósticos de distúrbios de aprendizagem,geralmente são dados já na fase escolar dificultando ainda mais o tratamento, e segundo a psicopedagoga clínica Tânia Maria de Campos Freitas a falta de informação costuma ser o principal obstáculo para o tratamento de pessoas com distúrbios de aprendizagem pois diagnósticos precoces são extremamente raros.    Em virtude dos fatos mencionados, é necessário que o governo e as escolas  melhorem a estrutura do ensino,especialmente o ensino público,com melhor distribuição do dinheiro e preparo de professores.Os especialistas devem realizar um estudo mais aprofundado no assunto,de maneira que os diagnósticos precoces sejam mais comuns e precisos.