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Enviada em: 02/09/2018

Atualmente há diversas dificuldades para a inclusão e ensino de crianças com distúrbios de aprendizagem, onde não há o diagnóstico precoce, as escolas e professores não tem estrutura para garantir a qualidade no ensino e a inclusão dessas crianças no meio educacional. De acordo com psicopedagogos, o diagnóstico de transtornos como dislalia, déficit de aprendizagem, entre outros de forma precoce e a aplicação do tratamento ajuda no aprendizado, onde essas crianças possuem melhorias significativas do que em crianças diagnosticadas tardiamente. Nesse processo, o professor possui papel fundamental para a percepção da discrepância do que a criança deveria ser capaz de fazer e o que ela realmente consegue fazer, para que assim, oriente a família de forma correta para confirmação de possíveis transtornos e a aplicação de um tratamento eficaz.   Todavia, as escolas e professores não estão preparados para receber esses alunos, que de acordo com a Presidente da Associação brasileira de Psicopegadogia, Luciana Barros, atinge cerca de 5% da população escolar atual, onde essas crianças não diagnosticadas e são tratadas como preguiçosas, gerando assim frustração para elas e consequentemente o afastamento e a possível perca de interesse para aprender lições básicas.  Sendo assim, é necessário que o Ministério da Educação em parceria com as escolas, promovam palestras, seminários, capacitação e inclusão de psicopedagogos no ambiente escolar para identifiar de forma precoce esses alunos, orientar e dar suporte a família no tratamento e no ensino desse grupo de crianças, para que assim todos tenham educação de qualidade conforme garantido por lei.