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Enviada em: 28/09/2018

Os desafios para um ensino inclusivo               O direito à educação é constitucional e assegurado pelo Estado a todas as crianças, logo o desafio à inclusão de crianças portadoras de algum distúrbio de aprendizagem deve ser enfrentado pelas escolas, pelas famílias e toda comunidade na qual a criança está inserida.                O primeiro desafio é identificar as crianças que possuem algum distúrbio de aprendizagem e, isso se dá por essa ser uma área de estudo recente e, há o fato de haver poucos profissionais capacitados nas escolas para identificar esses distúrbios de aprendizado.                 O segundo desafio é a inclusão de fato, ou seja, são as atitudes práticas que devem ser implementadas pelas escolas para que as crianças não sejam excluídas das atividades escolares.                   As escolas devem contratar psicólogos especializados em distúrbio de aprendizado e, esse trabalho deve ser realizado em conjunto a professores que estão na sala de aula. As faculdades de pedagogia e licenciaturas devem ter a preocupação de expor esses distúrbios de aprendizado a seus futuros professores.                         A inclusão nas aulas regulares deve ser realizada com atividades paralelas àquelas realizadas no dia a dia de sala aula. Atividades como aula de reforço, consulta ao psicólogo e conversa periódica com a família a respeito da evolução escolar da criança.                                É importante também explicar para as famílias das crianças que não possuem distúrbios de aprendizado, que a inclusão de todas no mesmo espaço escolar é um ganho pra todas crianças, pois é assim que começamos a entender as dificuldades do próximo e aprender a respeitar essas dificuldades.