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Enviada em: 14/10/2018

Segundo o filósofo Immanuel Kant, é somente através da educação que o indivíduo alcançará a plenitude, sendo a educação o pilar fundamental para a formação do ser humano. Todavia, para que o aprendizado aconteça, é necessário possuir a capacidade cognitiva desenvolvida para se inserir na escola. Entretanto, crianças com distúrbios de aprendizagem não conseguem se adaptar ao sistema escolar normal, tanto por falta de apoio familiar, como apoio pedagógico.       De acordo com a Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial, crianças que apresentarem dificuldades em desempenhar atividades escolares são consideradas aptas para receber educação especial. No entanto, embora seja um direito garantido pelo Ministério da Educação, nem toda criança recebe educação especial mesmo que possua distúrbios de aprendizagem. Isso em razão do diagnóstico tardio, isto é, a detecção de um distúrbio em crianças pode demorar de ser notada pelos responsáveis e professores, pela falta de informação.    Outrossim, poucas escolas possuem estruturas e profissionais preparados para oferecer apoio necessário para criança desenvolver o aprendizado de forma eficaz, como por exemplo, utilizar método de estudo alternativo. Além disso, a família tem o papel fundamental na vida de um portador de distúrbios, uma vez que, é por meio do apoio familiar que é detectado e iniciado o tratamento. Ademais, falta divulgação de informações por parte de profissionais da saúde voltados para saúde infantil.       Portanto, são necessárias mudanças para intervir no problema. Cabe aos profissionais da saúde, elaborarem palestras para futuros pais, nos hospitais que fazem pré-natal, para alertar sobre os primeiros sinais de um possível distúrbio de aprendizagem na criança. Além disso, o Ministério da Educação, poderia criar escolas públicas exclusivas para alunos com distúrbios, com o objetivo de integrar a relação entre pais, professores especializados e psicólogos, e também garantir ensino adequado.