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Enviada em: 18/10/2018

Sabe-se que a inclusão escolar para alunos que apresentam  necessidades especiais é de suma importância e se faz necessária, pois devemos garantir o acesso à escola regular para esses educandos, porém na realidade da vida cotidiana escolar não é bem assim que acontece.   Sabemos que as leis  existem, mas não são bem estruturadas, deixando o educador sem o suporte necessário para trabalhar o diferencial dessas crianças e adolescentes, julgando-se despreparado e impotente diante dessa realidade, agravando-se por falta de apoio financeiro e administrativo.   Para tanto, para que a inclusão seja uma realidade plena e conquistada, é necessário rever uma serie de barreiras como: Práticas pedagógicas, apoio multidisciplinar - equipe de apoio junto à família, devemos utilizar das tecnologias e investir em capacitação, atualização envolvendo toda a comunidade escolar, avaliar de forma continuada e permanente, dando ênfase na qualidade do conhecimento e não na quantidade, oportunizando a participação, criatividade e cooperação.   É de consenso que essa responsabilidade é dever de toda a sociedade e para tanto é preciso que a escola esteja sempre aberta para o diálogo, beneficiando a todos respeitando a diversidade. Concluindo, para que alcance sucesso no processo de inclusão escolar é preciso que haja uma transformação no ensino que vem beneficiar qualquer pessoa, levando em conta a especificidade do educando e não suas deficiências e limitações