Materiais:
Enviada em: 27/10/2018

Educação para todos      Promulgada pela ONU em 1948, a declaração universal dos direitos humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. No entanto, as dificuldades das crianças especiais ao ingressar na escola impossibilitam que essa parte da população desfrute desse direito na prática. Nessa perspectiva, alguns desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.        A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na quantidade de crianças portadoras de alguns distúrbios de aprendizagem sem conseguir ser inserida nas escolas. De acordo com a psicopedagoga clínica Tânia Maria de Campos Freitas, cerca de 70% da população apresenta um distúrbio, como o TDAH, por exemplo. Diante do exposto muitas dessas crianças não são diagnosticadas durante essa fase, então apresentam dificuldades durante as aulas.        Faz-se mister ainda salientar s falta de especialização dos professores, além de sua falta de qualificação como impulsionador do problema. De acordo com Paulo Freire, filosofo e pedagogo brasileiro, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou sua construção. Diante do exposto, a rede de educadores se torna falha no quesito inclusão, pois não são qualificados totalmente para dar suporte a esses alunos, seja com atividades diferenciadas ou até mesmo na socialização com outras crianças.          Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para mudar esse problema garantindo a solidificação do bem-estar para a construção de um mundo melhor. Por isso, as instituições de ensino deveriam colocar na rotina dos professores treinamento e didática diferenciada para a melhoria do ensino, como também, o governo deveria criar políticas publicas na área da educação. Só assim será garantido o acesso à educação a todos.