Materiais:
Enviada em: 03/11/2018

Promulgada pela Organização das Nações  Unidas(ONU) em 1948,a declaração dos direitos humanos garante a todos os individuos o direito a educação,entretanto as dificuldades das crianças com disturbio de aprendizagem de se inserirem na escola é uma realidade em nosso cotidiano.Nesse sentido,é preciso entender sua verdadeiras causas,urgindo práticas sociais e politicas para solucionar esse problema.       É indubitavel que questões sociais e culturais estejam entre as causas dos problemas relacionados com dislexia,transtorno com deficit de atenção com ou sem hiperatividade,alem de outros disturbios,pois esse assunto ganhou relevancia na década de 80,aliando-se a falta de informação dos profissionais de educação e da saúde,dificultando o fechamento do diagnostico.Segundo Zugmund Bauman sociologo polones a falta de solidez nas relaçoes sociais,politicas e economica é a caracteristica da modernidade líquida.      Ademais destaca-se a política como impulsionador desse problema,pois a falta ou lenta aplicabilidade da constituição leva grande parte dos alunos a desistirem de frequentar o ensino por não conseguir acompanhar intelectualmente a matéria sendo que na verdade eles tem disturbio de aprendizagem,confundida com falta de atenção ou interesse,sendo comprovado por noticiarios televisivos recorrentes.       Dessa forma,é imprescindivel uma conscientização das dificuldades das crianças com disturbio de aprendizagem inserida na escola,a fim que isso ocorra,é necessario que o ministerio da educação,promova campanhas em telejornais e em espaços publicos,fazendo com que grande parte da população compreenda a importancia dessa pauta.Espera-se com isso,diminuir gradativamente o numero de disturbios relacionados a aprendizagem.