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Enviada em: 25/11/2018

A Constituição Federal garante que crianças com dificuldade de aprendizagem tem direito à assistência especializada. Embora, o direito esteja presente em lei isso não ocorre na prática é essa problemática persiste no país. Dessa forma, o problema é decorrente tanto da falta de informação dos responsáveis pela criança como da omissão estatal.      A principio, é importante destacar que, segundo Sócrates, filósofo grego "Os erros são consequências da ignorância humana". Logo, é válido analisar que a falta de conhecimento a acerca dos direitos dos filhos a uma assessoria educacional especial pela sua deficiência reflete no seu aprendizado. Dessa maneira, é inaceitável, que a negligência na instrução desses brasileirinhos prejudique sua formação educacional.     Sobre outra situação, a tese marxista disserta sobre a inescrupulosa atuação do estado que assiste apenas à classe dominante. Assim, influenciado pelo Capitalismo Selvagem os representantes da sociedade negligenciam os cuidados com os pacientes com a falta de um diagnóstico precoce do distúrbio . Desse modo, políticas públicas falhas é ineficientes são obstáculos para  formação acadêmica desses alunos.     Portanto, medidas são necessária para revolver as dificuldades dos portadores de distúrbios de serem inseridas na escola. Para isso, faz-se necessário que o Ministério da Educação capacite os professores, com cursos de especialização, para obter técnicas especificas de acordo com as necessidades dos alunos, com a finalidade de um aprendizado mais eficiente. Além disso, o Governo Federal, precisar criar uma equipe multidisciplinar nas escolas públicas para um diagnóstico precoce, objetivando reconhecer antecipadamente crianças com essas dificuldades. A partir dessas ações esperar-se melhorar o aprendizado de crianças com distúrbios de aprendizagem.