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Enviada em: 27/11/2018

Investimentos estatais básicos permitem promover dignidade civil aos mais diversos grupos sociais. Todavia, contrariando a sofisticação de um discurso legal que em tese asseguraria essas chances, o cenário dificultoso de crianças com distúrbio de aprendizagem de se inserirem na escola mostra-se extremamente comprometido, o que se deve à falta de informação e empenho dos pais e de capacitação dos professores.  Em primeira instância, há falta de conhecimento por parte dos genitores a respeito de transtornos de aprendizagem. Por exemplo, em pesquisa realizada na Escola Municipal Conselheiro Lafaiete, em 33% dos casos, a maior dificuldade de alfabetização dos portadores do Transtorno de déficit de Atenção com Hiperatividade está relacionado à ausência de informação e empenho dos pais. Logo, a criança com tal distúrbio não goza do seu direito de aprender.  Além disso, outro grande problema que causa o não acolhimento de crianças ao processo de capacitação intelectual é a do preparo dos professores. A saber, não há um programa nacional que viabilize o treinamento dos docentes para que o aprendizado aconteça em sua totalidade, com práticas de apoio pedagógico ao estudante com problemas de aprendizagem.  Dessa forma, é necessário que o Ministério da Saúde, por meio de publicidades televisivas, de caráter esclarecedor, faça campanhas nacionais, para que os pais de crianças os levem ao psiquiatra para que se faça exames do funcionamento cognitivo dos infantes. Como consequência, haverá diagnóstico precoce e, posteriormente, tratamento adequado.