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Enviada em: 08/01/2019

Educação: o que todos precisam alcançar     É certo que, se o ensino público já é precário para os alunos que não sofrem com nenhum transtorno, imaginem para os que são acometidos de algum distúrbio de aprendizagem?! Claramente, tem se tornado um grande obstáculo para essas crianças se ingressarem na escola.    É preciso, em primeiro lugar, lembrar que muitas das escolas não tem adaptação para as crianças com transtornos de aprendizagem, pela falta de investimento na área da educação, pois, inúmeras instituições de ensino carecem de profissionais especializados, psicopedagogos e de materiais didáticos que ajudem no ensino da criança. De outro lado, tem-se a falta de  informação por parte da família e das pessoas mais próximas que atrasa na detecção do distúrbio na criança, que por conseguinte adia o tratamento e a melhora da mesma. Segundo a Associação Brasileira(ABD), 70% da população possui algum tipo de distúrbio de leitura e escrita, que também é conhecido como distúrbio verbal, de outra parte, tem-se também o não verbal que é a dificuldade que a criança encontra para entender o contexto social em que ela vive.    É importante observar que tais fatos dificultam a inclusão da criança na escola e também ameaça a educação e o futuro dela, podendo resultar em até o analfabetismo da mesma. Pelo fato de não ter uma adaptação adequada e também uma detecção precoce o distúrbio da criança pode se agravar.    Dessa forma, é preciso que o Governo juntamente com o Ministério da Educação invista nas escolas, instituindo psicopedagogas. Não só, mas também intervenha no (SUS) Sistema Único de Saúde, pois, a criança que padece de distúrbio de aprendizagem precisa de tratamento multidisciplinar( terapia médica, comportamental e psicológica). Em suma, que a (SECOM) Secretária Especial de Comunicação Social, faça campanhas, juntamente com o Ministério da Saúde, informando a população dos sinais de distúrbios de aprendizagem.