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Enviada em: 23/03/2019

Clássicos filmes como "Denis,o pimentinha",ficaram famosos por explorarem como temática crianças muito agitadas e engenhosas,carinhosamente (ou não) apelidando-as como "pestinhas". No entanto, o que pouco se sabe é que o percursor de tal alvoroço,sobretudo em ambito escolar,pode ser,muitas vezes,um distúrbio ou  transtorno de aprendizagem ainda não identificado. De fato,um quadro preocupante,levando em consideração os impactos educacionais e mentais nessas crianças,as quais acabam,comumente,sendo taxadas de malcriadas ou péssimos alunos. Indubitavelmente,uma conjuntura carecedora de atenção,tanto dos pais,no que concerne a rápida detecção,quanto das entidades  governamentais,que devem cumprir suas funções,a fim de reverter essa situação.               Diante desse contexto,é oportuno lembrar que, segundo preceitos defendidos pelo Estatuto da criança e da juventude,a proteção e manutenção de todos os direitos infantis,dentre esse,o direito a educação,é dever do Estado,da Família e da Sociedade por um todo. Desse modo,é inaceitável que,no que tange a uma educação de qualidade,adequada as necessidades individuais das crianças com distúrbios de aprendizagem,seja tão desrespeitada,levando em consideração que muitas escolas particulares,recusam-se a aceitar tais alunos e as públicas,geralmente,não tem o devido equipamento,tampouco o preparo profissional para lidar com elas,sejam autistas,sejam portadoras do Trastorno de déficit de atenção com hiperatividade,que afeta 3 a 6% da população mundial,conforme dados da comunidade médica e científica.       Além disso,pais e familiares,muitas vezes são negligentes após défict's escolares,posto que,geralmente,apenas acham que os filhos não tem interesse ou são preguiçosos perante os deveres,ao invés de buscar as razões para tal. Outrossim,vale ressaltar que essa desatenção e a continuidade de uma educação comum,sem o necessário tratamento,pode acarretar em problemas de cunho emocional na criança,como a a depressão e a frustração,por acreditar que simplesmente é inepta frente ao que é ensinado,de acordo com o exposto no livro Mentes inquietas,da Dra. Anna Beatriz Barbosa. Nesse sentido,salienta-se o fato de que grandes nomes da ciencia,como Albert Einstein e Isaac Newton também passaram por entraves na formação escolar,entretanto,aprenderam de suas próprias maneiras a lidar com suas dificuldades e habilidades sem iguais,contudo,os mesmo são casos isolados,e as crianças brasileiras desses segmentos necessitam de mudanças no que tange a atual conjuntura educacional,para que possam desfrutar de uma educação d