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Enviada em: 25/03/2019

Muito se tem discutido, recentemente, acerca das dificuldades de inserção de crianças com distúrbios de aprendizagem na escola. É inegável que existam falhas enormes no sistema educacional, no entanto, a falta de informação por parte da família é um dos principais empecilhos para o tratamento desses indivíduos, bem como a dificuldade de se chegar a um diagnóstico precocemente. Portanto, é fundamental que medidas, por parte dos familiares e do governo, sejam tomadas, para que seja oferecida a essas pessoas uma melhor qualidade de vida.  Dados de uma pesquisa, realizada na Escola Municipal Conselheiro Lafaiete, comprovam que 33% das dificuldades na alfabetização de portadores de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) são causadas pela falta de informação e empenho dos pais que, muitas vezes, acreditam que o baixo rendimento escolar do seu filho se dá pelo desinteresse. Tal pensamento faz com que estes não procurem ajuda de especialistas para verificarem se seus filhos possuem alguma dificuldade na absorção dos conteúdos apresentados em sala e, por conseguinte, dificultam no tratamento da doença.  Outro grande obstáculo é a inexistência de testes padronizados mundialmente para identificar distúrbios de aprendizagem, o que atrapalha na obtenção do diagnóstico e, consequentemente, torna ainda mais complicada a inserção dessas pessoas em qualquer ambiente. Caso estas fossem diagnosticadas precocemente, o tratamento para esses distúrbios seria muito mais eficiente.  A escola deve, sim, receber e acolher alunos com distúrbios de aprendizagem, oferecendo a eles o auxílio necessário para que tenham um melhor desempenho escolar. Além disso, a inclusão desses estudantes é fundamental não só para a melhoria de vida deles mas também para que os outros que não apresentam qualquer tipo de distúrbio aprendam a respeitar e a lidar com as diferenças.  Desse modo, levando em consideração os argumentos apresentados, nota-se que é de extrema importância que o governo invista em pesquisas para que o diagnóstico de distúrbios de aprendizagem seja dado precocemente. São necessárias, também, uma melhor atenção dos pais quanto aos motivos pelos quais seus filhos podem apresentar baixo desempenho escolar e, principalmente, uma melhoria no sistema educacional, para que haja a contratação de professores especializados em educação especial. Assim, as crianças com distúrbio de aprendizagem poderão ser inseridas nas escolas e, sobretudo, ter uma vida escolar de melhor qualidade.