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Enviada em: 26/03/2019

Sabe-se que a escola é o principal meio de socialização infantil, também sua principal fonte para obtenção de conhecimento, visto que é o ambiente mais frequentado por elas e onde encontram outras crianças. Entretanto, há uma dificuldade na inserção de menores com distúrbio de aprendizagem nesse meio. Tal fato é gerado pela ausência de intermediadores, assim como a falta de diagnóstico precoce.            Em primeiro lugar, deve-se destacar a existência da Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência. Essa norma, teoricamente, garante oferta de profissionais de apoio escolar. Apesar disso, o RJTV, em 2018, reportou o descaso recorrente nas escolas, onde, entre tantos problemas, muitos alunos com dificuldades diagnosticadas de aprender não possuem tal amparo necessário. Com isso, não consegue aprender o conteúdo básico e é reprovado de ano, ou é aprovado sem ter adquirido conhecimentos básicos que estavam ao seu alcance.        Também é sabido que a identificação do distúrbio tardia é um problema, por dificultar o tratamento. Tal ocorrido tem origem na desatenção dos pais, somado ao desleixo dos pediatras, visto que esses deveriam ser capazes de identificar e apontar problemas de aprendizado, já que são responsáveis por avaliar a saúde infantil. Destarte, a criança não consegue alcançar seu potencial, o que pode levar a uma evasão escolar, por se julgar, ou a família à julgar, incapaz de aprender.              Portanto, cabe ao Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério da Saúde(MS) intervir. Por isso, o MEC deve contratar mediadores, de forma que todas as crianças que precisam de acompanhamento o tenham. Já o Ministério da Saúde deve intervir por meio de pediatras. Esses médicos precisam passar por uma prova sobre distúrbios de aprendizagem antes de serem contratados. Eles também têm de avaliar os pacientes nas consultas rotineiras e, ao detectar um possível défice, devem encaminhar o caso para um especialista. Ao realizar tais eventos, melhorará a inserção de crianças especiais nas escolas.