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Enviada em: 06/04/2019

Falta de informação problemática       O livro “Extraordinário”, de R. C. Palacio, trata das dificuldades de uma criança diferente dos colegas se inserir na escola. Quanto à educação de portadores de distúrbios de aprendizagem, também há complicações. Entretanto, devido à falta de informação por parte dos pais e professores, a detecção dos distúrbios é tardia, intensificando, assim, o problema.       A tese de Arthur Schopenhauer de que os limites do campo da visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo que a cerca, explica a problemática em identificar distúrbios de aprendizagem, que por ser um assunto recente, faz com que pais e professores, em muitas das vezes, julguem os transtornos como falta de interesse.       Por certo, a detecção tardia é altamente prejudicial, pois, embora os distúrbios de aprendizagem sejam tratáveis, educandos com necessidades educacionais especiais sem diagnóstico pode resultar em seu afastamento da escola. Ocorre que, sem o conhecimento da deficiência, pais e professores exigirão deles o mesmo de uma criança sem distúrbios. Não atendendo a essas expectativas, a criança se desmotivará, podendo até desistir dos estudos.       Torna-se evidente, portanto, que, a constatação antecipada do distúrbio de aprendizagem é extremamente importante para a diminuição das dificuldades dos estudantes. Com base na tese de Émile Durkheim, em que a família e a escola são os principais meios de socialização do indivíduo, percebe-se que é a eles que as ações devem ser dirigidas. Dessa forma, é necessário que as Prefeituras, em parceria com a ABRAPA (Associação Brasileira de Problemas de Aprendizagem) promovam palestras nas escolas para pais e professores com informações sobre os distúrbios, para que, com informação, eles sejam detectados e tratados o quanto antes.