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Enviada em: 11/04/2019

Os distúrbios de aprendizagem são condições ou deficiências que comprometem o processo educacional da criança. Tais disfunções revelam um grande problema: a dificuldade de integração dessas crianças no meio escolar.   Problemas como a dislexia ou o Transtorno do Déficit de Atenção geram limitações, como a fala e leitura tardia e dificuldade de concentração. Em se tratando de crianças, o cenário é de exclusão, pois os indivíduos afetados não se desenvolvem como os demais, nem sempre participam das atividades curriculares e são, frequentemente, vítimas de bullying.   Nesse sentido, é claro o despreparo das instituições de ensino para lidar com crianças que possuem esse tipo de disfunção. De modo que nem mesmo os professores sabem a melhor maneira de ajudar seus alunos. Além disso, a falta de informação e até mesmo de atenção dos pais, pode dificultar o diagnóstico e um possível tratamento para o problema em questão.  Portanto, em relação à problemática que circunda os distúrbios de aprendizagem, mudanças são imprescindíveis. O Ministério da Educação pode incluir na grade dos cursos na área da educação, aulas sobre as disfunções de aprendizagem e maneiras eficientes de transmitir conhecimento aos alunos com essas dificuldades. Não menos importante, é necessário que os pais estejam atentos ao desenvolvimento de seus filhos, desde a mais tenra idade, para perceber possíveis dificuldades da criança e encaminhá-la ao especialista, visando o diagnóstico e tratamento.