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Enviada em: 11/04/2019

Assim como promulgado no artigo quinto da Constituição Cidadã de 1988, todo indivíduo possui direito à educação , e , caso o mesmo necessite de condições especiais devido a qualquer distúrbio , elas deverão ser cumpridas . Porém , muitas instituições de ensino ainda não se encontram preparadas para atender todo tipo de aluno , muito menos fornecer um ensino igualitário . Nesse viés , dois aspectos fazem-se relevantes : a falha educacional em garantir o ensino àqueles que possuem condições especiais e a não adesão de psicólogos e especialistas no âmbito escolar .   Primeiramente , apesar de as escolas serem responsáveis pela formação cognitiva e desenvolvimento sociocultural do aluno , são poucas as que estão realmente preparadas para atender alunos com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) . Segundo estudos da comunidade médica e científica , entre três e seis porcento da população mundial possui TDAH . Conclui-se , que diante de números significantes de ocorrências as instituições de ensino devem promover mudanças no modo e preparação do mesmo , a fim de garantir , de forma igualitária , a educação .   Ademais , especialistas do ramo psicológico devem estar presentes no ambiente escolar , de forma a auxiliar de forma mais efetiva o aluno . Dessa forma , a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) apresentou à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) um projeto que torna obrigatório a oferta de acompanhamento psicológico a alunos e professores , ao argumentar ser indiscutível a importância de tal ato . Logo, tal obrigatoriedade se encontra imprescindível , com o fito de garantir não somente àqueles com TDAH e outros distúrbios , mas a todos os alunos , um acompanhamento qualificado .   Portanto , a baixa qualificação e preparo escolar necessita de uma mudança . Por conseguinte , as escolas nacionais , em parceria com o Ministério da Educação , responsável pela organização educacional do país , devem , por meio de verbas governamentais , garantir um ensino igualitário a todos os alunos e um acompanhamento mais qualificado , por meio da contratação de profissionais adequados a tal circunstância , que saibam lidar com alunos com TDAH e quaisquer outros distúrbios de aprendizagem de maneira saudável , e ao fornecer no âmbito escolar um acompanhamento psicológico opcional , de forma a promover aos alunos uma educação igualitária e que dê suporte ao mesmo .