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Enviada em: 23/04/2019

Na Antiguidade Clássica, os deficientes nascidos em Esparta eram totalmente banidos da sociedade e não possuíam seus direitos assegurados, muitas vezes eram mortos e não frequentavam escolas nem ambientes sociais. Nos dias de hoje, apesar do preconceito para com estes ainda existente, o acesso a educação é mais comum do que o não presente a séculos atrás. Apesar disso, a inserção no ambiente escolar para as pessoas com distúrbio de aprendizagem é muito defeituosa, cabe ao Estado tomar medidas para que essa situação seja revertida.      Primordialmente, vale ressaltar que as escolas do Brasil (principalmente as públicas) não possuem estrutura suficiente para receber esses alunos, professores muitas vezes não são capacitados para atender estes particularmente e falta material adequado. Além disso, o ambiente familiar contribui para o desenvolvimento ou não do estudante, afetando o rendimento escolar, relações sociais, dentre outros. Deve-se possuir um imenso cuidado com essa parcela de estudantes, tendo em vista que segundo o "Gazeta Digital" 14,5% da população brasileira possui dificuldade em aprendizagem.        Outrossim, muitas dessas crianças não são compreendidas no tecido social aos quais pertencem. Essa situação, dessa forma, reflete o Mito da Caverna de Platão, uma metáfora sobre indivíduos que estão presos em uma caverna e, por isso, conseguem enxergar apenas as sombras do mundo real, os quais limitam-se a um mundo de ignorância. Caso não ocorra a participação eficiente da família e escola, mais tarde torna-se o diagnóstico dessas pessoas e mais desigualdades para com estas existirão, devido a isso, deve-se ser amplamente cumpridas leis como a Lei Berenice Biana-2012 na qual relata que a escola deve receber e dar todo o apoio a essas crianças.       Logo, é necessário que as ONGs venham cobrar dos governantes o que está estabelecido na Constituição sobre a Educação, para isso é necessário a realização de passeatas e manifestações, a fim de que a ineficiência do governo para a questão dos estudantes com distúrbio de atenção seja mitigada, por meio do desenvolvimento de políticas públicas que qualifiquem os professores, por exemplo. Ademais, é imprescindível que as Instituições Educacionais venham promover palestras e rodas de debates, sobre a realidade dessas crianças, para isso é necessário convidar Pedagogos e Psicólogos, com intuito de clarificar para a sociedade como são esses distúrbios e, assim, possuírem um maior conhecimento sobre esse assunto. Então, essas dificuldades poderão ser solucionadas.