Materiais:
Enviada em: 26/05/2019

O filme indiano "Como estrelas na Terra" retrata a vida de um garoto com distúrbio de aprendizagem tentando se inserir no ambiente escolar, e como ele é rejeitado pelos pais, colegas e professores por desconhecerem que ele tem um tipo de bloqueio. Assim como retratado no filme, a falta de informação por parte dos pais e educadores faz com que a criança, que já sofre com esse problema, sofra ainda mais com a discriminação, já que os distúrbios são, muitas vezes, confundidos com falta de atenção ou de interesse.      Um outro impasse que contribui para a dificuldade de inserção dessas crianças, além da falta de informação, é que o diagnóstico desses problemas é difícil. As pesquisas sobre o assunto só ganharam destaque a partir de 1980, por isso não existem mecanismos padronizados para a identificação de outros distúrbios além dos mais comuns (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ou sem Hiperatividade), complicando a identifição exata do problema.    Quando os responsáveis pela criança não percebem que ela apresenta alguma dificuldade, não é possível ter um diagnóstico precoce. Sem isso, uma tentativa de melhoria fica complicada, e os fatores que contribuem para um agravamento no quadro, tanto no ambiente familiar ( coflitos, violência)  quanto no escolar (barulho, convívio com os colegas, estrutura das salas) não apresentam uma melhoria.    É preciso que as instituições de pesquisa busquem pesquisar mais afundo esses distúrbios para que possam apresentar aos indivíduos um diagnóstico mais exato e um tratamento mais eficiente. É necessário, também, a presença, nas escolas, de palestras que tratem sobre o assunto, sendo apresentadas tanto para pais quanto para professores. Dessa maneira, eles seriam informados e buscariam atender essas crianças da forma necessária  e dar mais apoio à elas.