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Enviada em: 15/05/2019

O maior problema de aprendizagem das crianças é a própria escola, mesmo que fatores como os pais e o ambiente familiar também influenciem no ensino do jovem, é na classe fatores como os métodos pedagógicos, a satisfação do professor e o método pedagógico imperam na formação acadêmica do estudante, tanto que, por exemplo, 33% das dificuldades na alfabetização de alunos com TDAH é diretamente relacionada ao educando seguido de 27% delas sendo o encaminhamento a especialistas, e mesmo que professores possam ter envolvimento nesse aspecto o diagnóstico deveria ser feito pelos pais da criança.         O tratamento para cada desvio deve ser personalizável, principalmente por causa do fato de que não existem pessoas iguais. Mesmo assim em todos os casos o primeiro passo é o diagnóstico, preferencialmente precoce, da síndrome ou doença, após isso intervençoes devem ser tomadas (incentivar a sociabilidade, a leitura, reforço do aprendizado etc.), o aluno então pode ser mais facilmente incluso e até ser classificado como 'normal', de acordo com pesquisas realizadas por Lovass (psciológo clínico).        Um dos problemas é justamente esse, nem todas as doenças ou síndromes são facilmente detectáveis, se for uma doença ocular leve ela só será tratada quando o aluno expressar algum déficit de aprendizado ou alguma dificuldade específica na leitura, síndromes como o TDAH podem ser facilmente confundidas com desinteresse do aluno. Por garantia o ideal é direcionar o aluno para exames clínicos com profissionais.        Quando as devidas medidas forem tomadas, na sala de aula o professor tem que ter a disposição de adaptar-se as formas únicas de aprendizado do aluno(s) em questão, alterando seu método didático, isso requer uma boa formação do professor e sua satisfação com o trabalho. A sala de aula também influencia, a sua temperatura, a quantidade de alunos e uma infinidade de fatores externos. Imagine então no Brasil, onde em colégios públicos há constantes greves por falta de salário, salas de aula sucateadas ou superlotadas e com um sistema de ensino ultrapassado.         Reiterando, problemas como o baixo salário e a formação e dos professores, o ambiente escolar, o envolvimento dos pais e as táticas de ensino falhas podem ser solucionados, em parte, investindo na educação e formação de profissionais competentes e determinados na educação dos mais diversos alunos.