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Enviada em: 16/05/2019

Não se pode refutar que as dificuldades da inserção de crianças com distúrbio de aprendizagem na escola é de grande evidência na sociedade atual, porque de acordo com psicopedagoga Tânia Maria de Campos Freitas, apenas 30% da população não apresenta qualquer distúrbio nessa área. Desse modo, deve-se discutir sobre as barreiras dessas crianças serem inseridas no ambiente escolar, para que medidas sejam tomadas.       Primeiramente devemos atentar aos fatores do ambiente escolar, onde a criança pode estar em uma sala com muitos alunos, dificultando um atendimento individual, se há uma adequada ventilação e iluminação, e o mais importante, se os professores estão motivados e tenham uma boa relação com as crianças, pois certamente interferem no ambiente de aprendizado causando as dificuldades. Outro aspecto a considerar em relação ao ambiente escolar refere-se aos métodos de ensino e os materiais que estão à disposição do aluno.        Tornar a educação uma prioridade, portanto, é fundamental para formar o cidadão. Assim, apoiado a equipe multidisciplinar comporta por: fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e pais, programas como o Fantástico devem exibir entrevistas com informações eficientes sobre os distúrbios e déficits apresentados pelas crianças logo no início do ciclo escolar, para que a escola envolvida com os pais possa apoiar e estabelecer diagnósticos efetivos planejando um melhor ensino. Só assim, os pequenos não só viveram, mas viverão socialmente bem.