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Enviada em: 19/05/2019

Embora pouco debatida o distúrbio de aprendizagem nas crianças e muito comum e atinge cerca de 70% da população, segundo dados do Estadão. Apesar disso, somente em 1980 que as pesquisas sobre esse tema ganharam relevância, ou seja, é uma pauta muito recente e grande parte das escolas ainda não se adaptou para enfrentar o problema da inserção desses jovens no ambiente escolar.  Cabe pontuar, de início, que o investimento em educação inclusiva é fundamental para resolver esse entrave. Segundo Paulo Freire, "educação não muda o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo". Nessa lógica, o conhecimento a partir da educação, é necessário para que as crianças com dificuldade de aprendizagem tenham oportunidade iguais de acesso, em relação as outras crianças e não sejam excluídos do processo educacional. Logo, é essencial investir em educação.   A Constituição brasileira prevê que crianças com dificuldade de aprendizado devem ter um ensino adaptado às suas necessidades, para que possam se desenvolver. Porém, a realidade é outra, muitas escolas sofrem com a falta de verba e estrutura, não tendo os mecanismos necessários para atender casos especiais e, muitas vezes, ocorre a falta de um professor capacitado. Por consequência, a criança acaba inserida no método tradicional de ensino, o que pode causar frustração pela não obtenção de resultados e pode acarretar até mesmo no abandono escolar.