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Enviada em: 19/05/2019

A educação é um direito básico do indivíduo, sendo necessária para o desenvolvimento do cidadão e para a sua inserção na sociedade. Entretanto, nota-se que essa garantia não tem sido viabilizada corretamente para as crianças com problemas de aprendizagem, o que é preocupante, haja vista que isso deixa à margem da sociedade e compromete o futuro escolar. Isso se deve, sobretudo, à falta de informações acerca do déficit e a um ambiente escolar excludente.   Nesse contexto, é necessário salientar que os transtornos de aprendizagem são de difícil diagnóstico e, ainda, a falta de informação sobre esse assunto deixa esse fato mais complicado. Dessa forma, nota-se que, muitas vezes, esse déficit é confundido com preguiça ou desinteresse, o que é alarmante, pois isso pode comprometer o futuro escolar da criança que tem capacidade de aprender, mas encontra muita dificuldade, a qual deveria ser atenuada com ajuda dos profissionais da educação. Além disso, por ser estereotipada como aluno ruim, a criança não se sente estimulada a aprender e, dessa forma, não supera seu problema. Logo, é necessário capacitar os professores para lidar com esse transtorno, diagnosticando a aprendizagem.   Com efeito, é importante destacar que, além da falta de capacitação dos professores, um ambiente escolar precário é outro desafio para se inserir crianças com déficit de aprendizagem nas escolas. À vista disso, nota-se que, mesmo sendo obrigatório, por lei, ter um tutor para esse grupo, em especial os autistas, essa norma não é cumprida na maioria das escolas, o que compromete a educação. Desse modo, com um ensino precário, essas crianças ficaram à margem da sociedade, pois não terão seu desenvolvimento completo para inserir-se na sociedade.  Destarte, é imperiosa uma atitude do Ministério da Educação no sentido de capacitar os professores para diagnosticar crianças com déficit de aprendizagem e motivá-las a aprender, por meio da promoção de cursos especializados nas universidades federais, além de incluir uma matéria que envolva essa temática na formação do professor, com o fito de dar um ensino de qualidade a todos. Às instituições de ensino cabe a função de colocar tutores para acompanhar os alunos com dificuldade e impor limites para o número de alunos em uma sala de aula, objetivando uma formação e desenvolvimento adequado para esse setor.