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Enviada em: 23/05/2019

Distúrbio de aprendizagem e a escola       A aprendizagem escolar é um processo que depende da combinação coordenada de múltiplos fatores: genético, neurobiológicos e pedagógicos. A falta de informação costuma ser o principal obstáculo para o tratamento de pessoas com distúrbios de aprendizagem, a dificuldade real muitas vezes é confundida com falta de atenção ou de interesse. Faz-se necessário associá-los à pesquisas científicas para que possam ser dado seus devidos cuidados e tratamentos.    Assim que diagnosticado com algum distúrbio de aprendizagem como: dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por exemplo. As medidas de tratamento devem ser em conjunto com médicos, escola e família para de alguma forma ajudar. A questão se agrava hoje em dia pelo fato de que, as pessoas demoram para perceber suas dificuldades, e muitas vezes não aceitando, o que acaba tornando-as dependentes da sua falta de controle.       Um fato comum vivenciado pelos alunos, trata-se do processamento de informações cerebrais prejudicado afetando sua leitura, escrita ou comunicação. Se torna necessário intervir modificando e adaptando os currículos das instituições aos perfis de crianças que vivem com tais dificuldades no âmbito escolar. Essas medidas não prejudicam os alunos sem dificuldades e pode até potencializar a absorção dos conteúdos.     Em nosso país, infelizmente ainda existem enormes obstáculos para estimular crianças com problemas de aprendizagem devido ao histórico entre prioridades e planejamento educacional. O ideal seria que as escolas em parceria com o governo e a rede de saúde, observassem melhor os casos ocorrentes em sala de aula que afetam diretamente as aprendizagens do aluno brasileiro que convive com suas limitações, desenvolvendo projetos com o intuito de desenvolver técnicas de aprendizagem para melhor aproveitamento.