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Enviada em: 25/05/2019

Distúrbios de aprendizagem afetam a capacidade da criança de absorver, processar e armazenar informações, causando dispersão, falta de atenção e outros problemas cognitivos. Embora os direitos de inclusão e tratamento especializado dos portadores desses transtornos psicomotores ou psicológicos sejam assegurados por lei, grande parte das redes de ensino e seus docentes não possuem estrutura adequada para por esse métodos em prática. Portanto, qual a maneira correta de lidar com esses casos de maneira inclusiva?     Visto que aproximadamente 70% da população porta algum distúrbio relacionado à escrita ou leitura, é de se esperar que os profissionais da área educacional recebam um preparo para conduzir o aprendizado dessas pessoas, de acordo com a necessidade de cada um. Entretanto, uma das maiores dificuldades na alfabetização dos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é a capacitação dos professores, juntamente com o atendimento individualizado aos alunos.    Além dos problemas de profissionalização e instrução dos corpos docentes, há também o fator familiar, que demonstrou através de pesquisas ser o maior obstáculo na aprendizagem de crianças com transtornos. Existe uma ignorância enorme com relação aos distúrbios de aprendizagem, os pais muitas vezes nem sabem que o filho sofre de algum problema, e quando sabem, em grande parte das vezes não buscam se informar, se tornando incapazes de fornecer o apoio e suporte necessários.       Portanto, faz-se evidente que as instituições de ensino, em um espectro geral, não estão aptas para receber crianças e adolescentes com carência pedagógica. Para reverter este quadro, é preciso que as escolas em todo o país desenvolvam treinamentos para seus professores, com ajuda de pedagogos já especializados, que realizarão testes, simulações, provas teóricas e práticas para testar e desenvolver a eficiência do educador com esses jovens. Quanto aos pais, é dever da instituição mantê-los sempre informados sobre seus filhos, por meio de emails e reuniões escolares.